Educação Infantil

Desde os primeiros meses de vida, o bebê usa o corpo e os sentidos para construir os conhecimentos sobre si mesmo e o mundo que o rodeia. Ele identifica os adultos que cuidam dele e atendem às suas necessidades básicas, assim como aprende a se localizar e se movimentar. Passa também a reconhecer a própria imagem no espelho e assim se diferencia dos outros. Investir em atividades de movimentação, neste período, ajuda a criança a valorizar o próprio corpo, descobrir os seus limites e expressar os sentimentos. Por meio de experiências sensoriais, no contato com objetos e brinquedos de diferentes texturas, tamanhos e formas, a criança compreende conceitos – grande e pequeno, leve e pesado – e constrói significados sobre o meio físico e social. Correr, pular corda, dançar, fingir ser um super-herói ou o viajante de uma aeronave espacial e rabiscar com lápis coloridos é comum no dia a dia das crianças. Quando duas ou mais se juntam, as brincadeiras fluem espontaneamente e a interação ocorre sem problemas. Por isso, na creche e na pré-escola, momentos como esses devem ser não só valorizados como também incorporados à rotina de forma sistemática. Porém não basta deixar que o improviso dê o tom. Ao contrário, somente um planejamento detalhado da rotina fará com que a Educação Infantil atinja os seus objetivos.

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