Adolescência

Os desafios da adolescência se iniciam na puberdade, quando o corpo, a mente e os afetos das crianças começam a mudar. Apesar de não haver um marco final para delimitar essa fase, é possível instituir como conclusão desse ciclo a formação da identidade individual e da autonomia e reconhecimento da necessidade da maturidade. Uma boa prática para que os estudantes não sejam pegos de surpresa pelas dificuldades da adolescência é informar as crianças sobre as próximas etapas de sua vida. Ao serem expostos às mudanças do crescer enquanto pequenos, os alunos já vão se preparando emocionalmente para enfrentar a adolescência mais facilmente. O educador , para diminuir a distância existente entre ele e os alunos adolescentes, pode adotar uma postura afetiva, se preocupando e motivando os jovens dentro e fora de sala de aula. Assim, a escola passa a ser um ambiente apropriado para as várias necessidades dos adolescentes, transformando-se num lugar em que a maturidade é formada e desenvolvida.